quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Fitness Veterinário

          Com a domesticação dos animais, muitos hábitos de vida dos nossos amigos foram modificados. As longas corridas para caçar e fugir, os grandes saltos para alcançar alimentos ou se deslocar, as situações normais que todos os animais estariam sujeitos na natureza, tudo isso tornou-se desnecessário. E é justamente por isso que a necessidade da prática de atividades físicas na vida dos nossos animais tornou-se tão importante. O sedentarismo e o fácil acesso à alimentação trazem problemas sérios como a obesidade. A princípio, imaginar um animal gordinho, "fofinho", pode não parecer um problema... mas é! Um animal obeso, que vive dentro de casa (PISO LISO), fatalmente terá problemas articulares como artrites (inflamação articular), artroses (degeneração articular), espondiloses (degeneração vertebral) e a tão temida displasia coxofemoral (dependendo também da genética). Mas não são só os problemas articulares que afetam esses animais, mas também os problemas cardíacos, comportamentais, hormonais, etc.

Fonte: fisioterapiaveterinariabh.blogspot.com

          A Displasia Coxofemoral (DCF) consiste em uma alteração na congruência articular entre a cabeça do Fêmur e a cavidade acetabular. Algumas raças de médio-grande porte estão mais sujeitas a terem a DCF, como Labrador, Pastor Alemão e Rottweiller, por exemplo. Essa patologia está associada à genética do animal, onde, mesmo que o filho ou neto não tenham a mesma patologia do reprodutor, com certeza até a 4ª geração haverá um novo caso. Por isso, o melhor método para se evitar a continuidade do problema é a castração.

          Como prevenção, evitar o piso liso e o sobrepeso são os dois principais cuidados a serem tomados. A atividade física, em conjunto com uma alimentação balanceada também tornarão seu animal mais saudável e menos susceptível à lesões.

Fonte: lucianapersonaltrainer.blogspot.com

          Os passeios, caminhadas e natação sempre serão a melhor opção de exercício físico, mas existem outras maneiras de exercitar seu animal. Atualmente estão disponíveis no mercado esteiras elétricas veterinárias, esteiras subaquáticas, caneleiras em tamanhos e pesos ideais para os animais (geralmente 10% do peso do animal), dentre outros vários utensílios. Mas o que prevalece é a criatividade e disposição do dono do animal em praticar atividades junto com seu amigo. Com certeza essa relação se tornará muito mais prazerosa e saudável.

          Abaixo, eu preparei um vídeo para demonstrar mais uma opção de atividade física com seu animal. É a minha labradora, Manu com 8 meses de idade. A atividade é salto com obstáculos e, além de controlar o peso e manter a forma, auxilia o bom funcionamento cardíaco, fortalece a musculatura e aumenta a resistência dos tendões. Os animais nessa faixa etária têm muita energia para gastar e, se isso não for feito, eles se tornam agitados e difíceis de serem domados. Se é para gastar energia, que seja do jeito certo!



Reabilitação Veterinária, vale a pena tentar!

2 comentários:

  1. Parabéns meu amigo pelo trabalho! Que bom que está dando tudo certo! Linda a sua Cadela! Agora estou com uma Shi-tzu novinha....1 mes!!! Vc precisa conhecer hein?!!! Saudades grandes! Ve se aparece! Vamos marcar!!! Abração.

    ResponderExcluir
  2. Essa Manu,vai dar trabalho....Quero ver o video de Marley ai em breve,andando com as 4 patas....rsrsrs..

    ResponderExcluir