segunda-feira, 11 de julho de 2011

Caso clínico - Paciente Bia

          O caso de hoje é sobre uma filhote de Yorkshire muito simpática de aproximadamente 2 meses de vida, a Bia.

          A Bia passou por uma série de complicações na gestação, nasceu no dia 18/10/10, parou de se amamentar no seguinte ao nascimento e a mãe veio a falecer 5 dias após o parto por eclâmpsia. Devido aos problemas gestacionais associados à carência da amamentação, os irmãos da Bia faleceram com poucos dias de vida. Ela foi encaminhada para mim com 2 meses de vida por não conseguir ficar de pé, se equilibrar, andar, nem realizar extensão da cabeça. Segundo o relato da proprietária, a Bia começou a andar com 1 mês mas parou novamente após uma semana. Pude observar na avaliação uma flacidez e fraqueza muscular, principalmente nos membros posteriores e na região dorsal do pescoço. Bia também apresentava dificuldade em se equilibrar e ficar em estação (apoiada com os 4 membros).
          Um clínico veterinário havia receitado suplemento de Cálcio para auxiliar no crescimento da Bia e outro clínico recomendou a administração de vitamina D. Quando a Bia chegou até mim, adicionei a essas recomendações o banho de sol. A vitamina D, que pode ser encontrada em sua forma inativa na pele dos animais (e do ser humano), é muito importante para os filhotes. Explicando de uma forma geral podemos dizer que uma de suas funções é promover a absorção de Cálcio, essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, favorecendo o crescimento. Porém isso só se dá com a exposição à luz solar, que em contato com a pele converte a vitamina D inativa em Vitamina D ativa, permitindo que todas as suas funções sejam realizadas.
          Iniciamos o tratamento fisioterapêutico com muito alongamento e Estímulos Neuro Sensoriais (ENS), com escovação para estimular o aumento da tonicidade muscular, tanto dos membros quanto do dorso do pescoço. Recomendei à proprietária que realizasse a escovação diariamente e desse estímulos à Bia para levantar a cabeça (oferecer alimento no alto, brincar com objetos no ar, etc). Foram utilizados pontos de acupuntura como coadjuvantes no tratamento.

          O vídeo abaixo dispensa comentários sobre a recuperação da Bia, porém vale ressaltar que, mais uma vez, a preocupação e dedicação da proprietária foram muito importantes na reabilitação da pequena Bia.

          O tratamento foi iniciado no dia 17/12/10 e finalizado no dia 09/02/11, em um total de 7 sessões!

Veja o vídeo para você acompanhar a evolução da Bia:



Reabilitação Veterinária, vale a pena tentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário