terça-feira, 5 de julho de 2011

A Reabilitação em Felinos

          Olá pessoal! A postagem de hoje fala sobre a reabilitação física nos felinos. Esse assunto costuma ser bastante abordado em se tratando de cães e cavalos, mas os nossos amigos gatos também se beneficiam das técnicas de reabilitação.

Alongamento muscular no membro anterior.
Fonte: portal.anhembi.br

          É interessante observar a personalidade dos felinos, fazendo uma comparação entre eles mesmos. Observamos um gato mais "esnobe", outro mais simpático, assim como os espertos e os bobalhões! Mas sem dúvida, todos eles, cada um com suas peculiaridades, tornam as vidas de seus proprietários melhores de alguma forma. É justamente por isso que esta postagem traz este assunto, já que os felinos são tão merecedores de todos os benefícios desta especialidade veterinária quanto as outras espécies.

Fonte: www.youtube.com (O Fisioterapeuta gato)

          As indicações e técnicas utilizadas com os gatos são basicamente as mesmas utilizadas com os cães. Hidroterapia, cinesioterapia (tratamento através dos movimentos), eletroestimulação, Acupuntura, Quiropraxia... existem muitas terapias a serem utilizadas isoladamente ou em conjunto. O que vai ditar qual ou quais serão melhor empregadas será a patologia do paciente, o grau de evolução ao longo do tratamento e o conhecimento do terapeuta.
          Apesar dos felinos serem animais ágeis, flexíveis e espertos, eles também podem sofrer lesões nervosas que trazem consequências drásticas que, se não tratadas, podem se tornar irreversíveis. Para você que tem um companheiro felino em casa, quero dizer que apesar do seu animal ser de uma espécie resistente, ele também precisa dos seus cuidados e, se por ventura, ele vier a sofrer alguma lesão nervosa, medular, muscular, óssea ou articular, não desista nem se desespere. Converse com o Médico Veterinário clínico do seu gato e procure o quanto antes um profissional Médico Veterinário especializado em alguma área da reabilitação. 

          O vídeo a seguir demonstra as fases de evolução de um gato com lesão medular em tratamento com a Fisioterapia:

Fonte: www.youtube.com (Fisioterapia Veterinária Gato Luna)

          “A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana.” (Charles Darwin)

Reabilitação Veterinária, vale a pena tentar!

2 comentários:

  1. Olá Dr. David. Eu tenho um cão da raça Dachshund. E esses cães costumam ter muitos problemas de coluna. Gostaria de saber o que posso fazer par evitar tais problemas.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá dra! Em primeiro lugar deve-se observar o binômio piso x peso. Esses animais de raças pequenas costumam subir e descer de sofás, camas, etc. Com o piso escorregadio, na hora em que eles descem de locais mais altos, tudo fica muito instável. Isso é prejudicial tanto para as articulações dos membros quanto para as articulações intervertebrais. O peso elevado é um agravante. O dachshund costuma ter problema na coluna vertebral na transição tóraco-lombar, já que é a região onde ocorre uma diferenciação na biomecânica das vértebras. Quanto maior for a exposição a "estresses biomecânicos" (pisos lisos, traumas, saltos sem preparo...), maiores serão as chances de patologias vertebrais. Para evitarmos esses problemas, devemos cuidar do peso do nosso animal, evitar atividades em pisos lisos (corridas e saltos, por exemplo) e praticar atividades físicas regularmente.

    ResponderExcluir